Pintar o seu apartamento é uma maneira eficiente de dar uma cara nova a ele! Além de ser uma maneira mais rápida e econômica, se comparado a uma reforma.
No entanto, é importante ter em mente alguns pontos antes de colocar a mão na massa efetivamente. Por isso, separamos aqui quais considerações você deve ter para que a pintura fique boa e sem gerar dores de cabeça no futuro.
Em qual época pintar?
Se for possível, escolha bem em qual época do ano realizará esse tipo de atividade. O objetivo é terminar o serviço e seguir normalmente a sua vida, como se nada tivesse acontecido.
Pensando nisso, evite pintar seu apartamento quando o clima estiver muito quente ou muito frio, ou mesmo em dias em que esteja chovendo, já que essas características climáticas dificultam o processo de secagem.
Normalmente, a época da estação da primavera é a ideal, que ocorre entre o fim de setembro e o fim de dezembro, por possuir temperaturas mais amenas, sem tantas chances de chuva.
Porém, se isso não for viável, é importante consultar a previsão meteorológica do dia, ou mesmo da semana da pintura. Tudo para que o processo seja o mais tranquilo possível.
Prepare os ambientes
Antes de iniciar a pintura, é muito importante proteger os móveis que lá se encontram, assim como o seu piso, seus objetos de decoração e outros elementos que não podem ser retirados do cômodo, como as janelas, rodapés e o batente das portas.
Procure forrar e cobrir seus pertences com jornais velhos, papelão, lençol, enfim, qualquer coisa que não seja mais de seu uso cotidiano, ou seja, que poderá ser descartado assim que tudo estiver devidamente finalizado.
Olhe atentamente as paredes
É importante ficar atento ao estado das paredes que quer pintar, olhando se ela possui pequenos buracos, algumas fissuras, rachaduras ou até manchas de umidade. Se for o caso, corrija estes problemas, cobrindo-os com massa corrida.
Também é fundamental limpar o local adequadamente, a fim de retirar as poeiras e qualquer sujeira que ainda esteja presente, para que a aderência da tinta na parede em questão seja maior e dure mais tempo.
Escolha a cor ideal
Apesar de este ser um tema mais pessoal, a ideia deste tópico é orientar sobre o que cada tom sugere, assim como a sensação transmitida. Veja:
– Cores claras dão maior sensação de luminosidade e amplitude, sendo opções interessantes para espaços menores;
– Cores suaves são ideais para locais de descanso;
– Em contrapartida, cores escuras e vibrantes, como o vermelho, podem causar mais agitação.
Pense na ordem de pintura
Pensar na ordem para realizar o trabalho, é uma maneira eficiente de evitar confusões, assim como ter de refazer a pintura. Apesar de ser da escolha de cada um, recomendamos que se inicie pelo teto. Em seguida vá para as paredes e, se for preciso, termine com portas, janelas e rodapés.
Assim o desperdício de material é minimizado, evitando respingos entre um trabalho e outro.
Acesse o nosso site e veja os materiais que temos em nosso catálogo para te ajudar na pintura de seu apartamento.