Certamente existem diversas opções quando o assunto é revestimento para piscina, hoje vamos falar sobre as pastilhas e os motivos para escolher esse material na hora de revestir a sua piscina.
Aliás, piscina certamente é uma das estrelas da casa, é ao redor dela que reunimos a família e curtimos com os amigos. Por isso, ela tem que ser feita da melhor maneira para se adequar ao seu ambiente.
Tipos de pastilhas
Existem basicamente dois tipos de pastilhas, as de vidro ou de cerâmica, e a diferença entre elas se dá pelo tipo de acabamento. A primeira recebe esmalte no verso e a segunda recebe por cima, mas as duas vão ao forno para reforçar a pintura.
Pastilhas de cerâmica geralmente têm valores mais acessíveis do que as de vidro. As de vidro por sua vez, são mais resistentes ao tempo e conferem um ar mais sofisticado.
Aplicação e custo
As placas de 30 x 30 cm são o modelo mais procurado e vendido, entretanto, as dimensões podem variar de marca para marca.
Elas podem ser aplicadas em áreas internas ou externas, como decks. Conseguem ficar submersas, sendo ideais para as piscinas, por terem um baixo nível de absorção de água, algo que não afeta seu visual.
Outro benefício é a instalação rápida e que não exige grandes preparos. Se feito de forma correta, a piscina pode ser liberada para uso pouco tempo depois do procedimento.
Estar atento às especificações técnicas do fabricante e contar com uma boa mão de obra na hora da instalação são essenciais para um acabamento de excelência.
Beleza e cuidados com revestimento para piscina
Um ponto forte das pastilhas é a sua beleza. Disponíveis em diversos tons, desde o azul, mais comum para piscinas, até o vermelho, juntas as cores podem criar diversas combinações que trazem um efeito único ao seu ambiente.
Tudo vai depender do seu gosto: crie desenhos, o monograma da sua família, tudo é possível! Além disso, quando a luz do sol incide sobre a superfície das pastilhas, combinadas com o efeito da água, elas podem criar reflexos encantadores e muito charmosos. Use e abuse dos efeitos que esse material proporciona.
Porém, para que a sua piscina com o revestimento em pastilhas tenha o efeito desejado por um longo tempo, é preciso também ter alguns cuidados de manutenção. Apesar de não serem empecilhos para a aplicação no seu projeto, eles também são essenciais.
A limpeza deve ser feita regularmente. As pastilhas são um material de fácil limpeza e uma esponja macia costuma resolver o problema. No entanto, por causa da presença dos rejuntes, não podemos descuidar para evitar a formação de placas de sujeira.
Além disso, fique atento ao uso do cloro. Ele é prejudicial tanto para a saúde daqueles que frequentam a piscina, quanto para a integridade do seu material.
Em suma, como podemos ver, as pastilhas são revestimentos atemporais que valem o investimento, tanto pelos efeitos únicos, quanto pelo custo-benefício. Procure sempre profissionais capacitados para auxiliá-lo nesse processo. Você pode conferir muitas opções de produto em nossa seção de produtos para piscina. Não perde tempo e vai até lá!
Confira também nosso E-Book de Porcelanato, clicando aqui!